Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PREJUÍZOS

Chuvas no RS ameaçam produção de suínos por falta de ração

O presidente da Acsurs ressaltou que a infraestrutura das propriedades produtoras de suínos, em sua maioria, foi pouco afetada pelas chuvas

Rebanho suínos - suinocultura, micotoxinas, água, milho
Foto: Seara

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul têm dificultado o acesso dos suinocultores a rações para alimentar os animais, de acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador.

O problema é provocado pela destruição da infraestrutura de estradas, pontes e acesso às propriedades.

“A dificuldade em conseguir chegar com ração e outros insumos essenciais às propriedades é imensa”, ressaltou Folador.

A situação é agravada pela localização das fábricas de ração, concentradas principalmente na região do Vale do Taquari, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas e enchentes.

Com estradas e pontes destruídas e deslizamentos de terra, o acesso a essas fábricas e a saída delas tornou-se praticamente inviável, assim como o abastecimento de alimentos às propriedades produtoras de suínos.

“A região do Vale do Taquari está praticamente ilhada, com sua infraestrutura comprometida. Isso afeta diretamente a logística de fornecimento de alimentos e a retirada dos animais das propriedades, causando um acúmulo que afeta todo o fluxo de produção”, explicou o presidente da associação.

Além disso, a situação também interfere na cadeia produtiva, uma vez que muitos produtores dependem do transporte dos animais. Com as estradas bloqueadas, essa movimentação torna-se impossível, gerando um transtorno adicional para o setor. “É uma situação delicada. Os frigoríficos também estão sendo afetados pela dificuldade de acesso, o que agrava ainda mais o problema. O prejuízo será expressivo”, alertou Folador.

O presidente da Acsurs ressaltou que a infraestrutura das propriedades produtoras de suínos, em sua maioria, foi pouco afetada pelas chuvas. “Em termos dos pavilhões e das criações, poucas foram atingidas pelas águas da enchente. Foi algo pontual, com pouco prejuízo em infraestrutura ou aos animais. O grande problema está sendo a logística”, afirmou.

Diante desse cenário, Folador avaliou que esforços são necessários para restabelecer a infraestrutura logística mínima necessária para não paralisar completamente a suinocultura. “Este fim de semana vai ser complicado. Durante a semana que vem, esperamos conseguir restabelecer o mínimo para a chegada e a saída de alimento das granjas”, disse.

Sair da versão mobile