MERCADO

Contrariando protocolos internacionais, Japão bloqueia frango do Espírito Santo

De ABPA, a decisão das autoridades japonesas não está alinhada com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal, que sugere a suspensão do comércio apenas em casos registrados em produção comercial

Nesta quarta-feira (28), o Japão suspendeu compras de carne de frango proveniente do Espírito Santo após registro de gripe aviária em aves de subsistência, de fundo de quintal, no município de Serra.

De acordo com Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a decisão das autoridades japonesas não está alinhada com os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que sugere a suspensão do comércio apenas em casos registrados em produção comercial.

A avicultura industrial no Brasil não apresenta nenhum registro da enfermidade.

Atualmente, o Japão não importa carne de frango do Espírito Santo, representando apenas 0,19% do total exportado pelo Brasil, de acordo com os dados de 2022.

“A ABPA gostaria de ressaltar que não há risco de transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos avícolas”, diz a entidade.

Decisão do Japão é contraditória e preocupa

Na avaliação de Fernando Iglesias, analista de Safras & Mercados, além da medida do Japão ir contra aos protocolos sanitários estabelecidos pela OMSA, ela é preocupante.

Atualmente, o Japão é o segundo maior importador de carne de frango do Brasil em 2023, ficando atrás apenas da China.

O país asiático adquiriu mais de 178 mil toneladas de carne de frango brasileira de janeiro a maio.

Para Iglesias, embora o Espírito Santo tenha uma participação limitada no mercado japonês, o embargo imposto agora indica que, caso ocorram problemas relacionados à gripe aviária em aves de subsistência em outros estados, uma decisão semelhante poderia ser tomada. “Isso representaria um grande desafio”, diz o analista.