A Aurora Coop, terceiro maior grupo agroindustrial de proteína animal do Brasil, iniciou a operação da planta industrial de suínos da Unium, marca institucional da intercooperação entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, localizada em Castro, no Paraná.
A transação recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em setembro e incluiu a transferência das marcas Alegra, Alegra Black Pork e Alegra Porco & Brasa para a Aurora Coop.
Com 1.736 trabalhadores, a planta industrial em Castro tem a capacidade de abater 3.500 suínos por dia.
Com a aquisição, a cooperativa catarinense agora opera oito plantas industriais de suínos e aumentou sua capacidade de abate de 28.500 para 32.000 suínos por dia.
Atualmente, 156 produtores abastecem a planta paranaense.
Entre os produtos produzidos pela planta estão cortes in natura, miúdos, defumados, salgados, temperados, linguiças frescais, linguiças cozidas, salame, copa e fatiados, além de presuntaria.
Atualmente, a unidade tem autorização para exportar para África do Sul, Argentina, Hong Kong, Líbano, Paraguai, Singapura, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.
“A negociação ocorre no âmbito da intercooperação e é vantajosa para todo o sistema cooperativista, pois preserva os empregos, assegura a manutenção da atividade pecuária e projeta um horizonte de crescimento para os produtores,” disse a Aurora Coop, por meio de comunicado.
Desde setembro as cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal integram o quadro de associadas da Aurora Coop que, na condição de Cooperativa Central, conta agora com 14 cooperativas singulares agropecuárias filiadas.