Nova operação de fiscalização em açougues localizados em Cuiabá (MT) resultou na apreensão de aproximadamente 238 quilos de carnes, entre carne bovina, suína, frango e linguiça, na terça-feira (17). A ação visa fiscalizar estabelecimentos suspeitos de comprar carcaças, realizar a desossa e efetuar o acondicionamento de produtos cárneos em embalagens com a sua própria marca.
A operação é uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá.
+Mais de 825 kg de carne imprópria para consumo são apreendidos em açougue de Cuiabá
Segundo informações da Polícia Civil, os açougues investigados não possuem registro no órgão competente e, consequentemente, sem a adoção das técnicas de processamento previstas na legislação e do acompanhamento de fiscais do órgão.
Os cerca de 238 quilos de produtor de origem animal foram apreendidos em um açougue localizado no bairro Santa Isabel, em Cuiabá.
Carne suína adquirida de abatedouro sem registro
Durante a ação realizada na terça-feira, conforme a Polícia Civil, foram encontrados indícios de comercialização de carne suína adquirida de abatedouro sem registro, havendo a suspeita de que se trata de animais de criadores locais abatidos de forma clandestina.
+Polícia Civil de MT registra apreensão de 116 toneladas de defensivos agrícolas em 2022
Rogério Ferreira, delegado da Decon, explica que os produtos apreendidos deverão ser descartados pelo responsável do estabelecimento comercial, visto que não podem ser comercializados e nem utilizados para a alimentação humana por falta de inspeção.
“Foi instaurado procedimento investigatório para apurar se os produtos estavam impróprios para o consumo humano, podendo caracterizar crime contra as relações de consumo com pena de até 5 anos de prisão e multa”.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real