Mais de 1,4 mil unidades habitacionais foram entregues em Rondonópolis pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (3). Durante a visita, a primeira oficial a Mato Grosso no atual mandato, ele destacou a importância do agronegócio para a produção de alimentos e no combate à fome.
Durante a entrega das unidades habitacionais em Rondonópolis, o presidente Lula reuniu-se com lideranças do agronegócio mato-grossense. Na ocasião foram solicitadas atenção do governo federal para o setor da suinocultura e avicultura, além de infraestrutura de logística, em especial quanto às ferrovias.
O evento contou com a presença dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Jader Barbalho Filho (Cidades) e da presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
“Foi aqui neste estado, que é um dos maiores criadores de gados desse país, que é o maior produtor de grãos desse país, que aparece uma mulher na porta de um açougue recebendo um osso para fazer uma sopa dentro de casa. Não é explicável, num país que é terceiro produtor de alimento do planeta, num país que é o maior produtor de proteína animal do mundo, ter 33 milhões de pessoas passando fome”, frisou Lula.
Lula ainda salientou que o Brasil produz alimento suficiente para o seu povo.
“Os avanços da genética, os avanços tecnológicos fizeram com que o Brasil se transformasse nesse extraordinário país produtor. Por que as pessoas passam fome? As pessoas passam fome porque as pessoas não têm dinheiro para comprar os alimentos necessários, porque se essas pessoas tivessem dinheiro, as pessoas encontravam o alimento no supermercado”.
Lula recebe demandas do agro mato-grossense
A crise vivida nos últimos anos pela suinocultura e avicultura mato-grossense, diante dos altos custos de produção, foi um dos pontos discutidos entre lideranças do agronegócio com o presidente Lula e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em breve encontro na manhã desta sexta-feira (3). Assim como, a necessidade de infraestrutura de transporte dentro do estado, a necessidade de rapidez na implantação das ferrovias e a questão da BR-163.
Reuniram-se com o presidente da República representantes do Fórum Agro, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).
Segundo Itamar Canossa, presidente do Fórum Agro, foram solicitadas medidas de extrema urgência para socorrer o suinocultor para poder se manter, para que não feche e haja falta de alimentos, inclusive para a população de baixa renda.
“O que a suinocultura pediu ao presidente, não só para a suinocultura, mas para todo o agro, é dinheiro barato com volumes para poder trabalhar e trabalhar com eficiência. Subsídio na compra de milho para a produção de proteína animal tanto para a suinocultura quanto para a avicultura, produção de ovos, o boi confinado. Por que esses setores de produção de proteína animal eles vem passando por uma crise muito forte devido ao alto custo de produção”, comenta Canossa.
Mais de 1,4 mil unidades habitacionais entregues
Contratado em julho de 2013, com nove etapas, o Residencial Celina Bezerra estava entre as 186 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta sexta-feira (3) foram entregues 1.440 unidades das etapas um, dois, três, oito e nove do residencial, contemplando mais de cinco mil pessoas.
Conforme o Ministério das Cidades, as etapas quatro, cinco, seis e sete, paralisadas desde junho de 2017, estão em processo de retomada. A conclusão destas etapas contemplará mais 1.152 famílias de Rondonópolis.
O Residencial Celina Bezerra dispõe de equipamentos públicos como escolas, creches, unidades básicas de saúde, centro esportivo, além de obras de pavimentação, iluminação pública do acesso e reservatório de água potável.
Em seu discurso, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, agradeceu ao governo federal e estadual pelos investimentos realizados no município, em especial no que tange a área de saneamento básico e habitação.
O presidente Lula afirmou que a sua gestão será focada em parcerias para que as entregas habitacionais cheguem até quem mais precisa. Lula destacou que ao chegar “em um estado, eu não quero saber qual é o partido do governador, eu quero saber é que ele foi eleito e vamos trabalhar juntos para entregar o melhor para a população daquele estado”.
Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, pontuou que as eleições terminaram em outubro e que “precisamos unir esse Brasil. Vamos continuar desse nosso canto, que é Mato Grosso”. Sobre parcerias com o Governo Federal, Mendes frisou que o estado não tem medido esforços para garantir direito à moradia das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Mendes afirmou, ainda, que o Governo de Mato Grosso irá investir R$ 84 milhões para a conclusão de 11 residenciais no programa Minha Casa, Minha Vida, que estão com obras paralisadas, e que o Poder Executivo mato-grossense irá construir 40 mil casas para famílias de baixa renda, por meio do programa Ser Família Habitação.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real