O novo acordo comercial entre Estados Unidos e México pode representar uma oportunidade para que processadoras de carne de frango dos EUA recuperem a participação no mercado mexicano que foi tomada nos últimos anos por concorrentes como o Brasil.
Segundo analistas do banco Mizuho, o México começou a redirecionar suas compras para a América Latina após um surto de influenza aviária atingir granjas de perus e frangos nos EUA, em 2015. Além disso, críticas do presidente Donald Trump ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) estimulou compradores mexicanos a cultivar relações com fornecedores brasileiros, diz o banco.
Agora, o Brasil fornece cerca de 12% da carne de frango importada pelo México, enquanto a participação dos EUA caiu para menos de 80%. Porém, a expectativa é de que esse cenário mude após o novo acordo, diz o Mizuho, acrescentando que as exportações norte-americanas de carne suína para o México devem acabar se normalizando. Em junho, o México sobretaxou em 10% a carne suína dos EUA, e em julho a tarifa foi elevada para 20%.