EUA: Produtores temem que vacinação de frango afete exportações

Autoridades norte-americanas desenvolveram vacina que parece ser 100% eficaz

Criadores de frango nos Estados Unidos temem que a vacinação de animais para conter um surto de gripe aviária afete as exportações norte-americanas, disse nesta quarta, dia 05, o deputado democrata Collin Peterson, de Minnesota. 

Autoridades de saúde animal desenvolveram uma vacina que parece ser 100% eficaz para proteger frangos do vírus da gripe, e uma vacina para perus está próxima. O pior surto de gripe aviária já registrado no país resultou na morte de milhões de aves neste ano.
Segundo Peterson, legisladores e autoridades de comércio estão discutindo um acordo para permitir que criadores nos Estados mais afetados pelo surto, como Minnesota, Iowa e Wisconsin, usem vacinas. Esses criadores, no entanto, terão de adotar medidas para garantir que a carne desses animais não chegará aos canais de exportação.

O deputado disse também que legisladores e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estão discutindo uma compensação maior para criadores. Atualmente, os criadores são indenizados pelos animais saudáveis que tiveram de ser sacrificados. No entanto, o período de três a quatro meses necessário para a limpeza das granjas e a reposição das aves envolve custos adicionais que poderiam ser cobertos por um tipo de seguro contra interrupção do negócio, disse Peterson.