Aves e Suínos

França confirma 250 surtos de gripe aviária

Mais da metade dos focos de reprodução da cepa no país estão localizados na região de Pays de la Loire, zona de risco de disseminação com alta densidade de aves

O Ministério da Agricultura da França atualizou o total de surtos de gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI) em fazendas do país e confirmou a ocorrência de 250 focos da doença até a última sexta-feira (30). A contagem começou em 1º de agosto.

+ Pecuaristas superam ano desafiador de mercado em baixa e preços instáveis

Segundo nota publicada no site oficial do ministério francês, mais da metade dos focos de reprodução da cepa no país estão localizados na região de Pays de la Loire, zona de risco de disseminação com alta densidade de aves. “A situação é excepcional devido à sua escala e ao período em que as detecções estão ocorrendo”, afirma o governo em nota.

Desde 11 de novembro de 2022, as autoridades francesas elevaram o risco de contaminação por HPAI no território metropolitano de “moderado” para “alto”.

Medida para a França conter a gripe aviária

gripe aviária - argentina - wilson dias - agência brasil - níger
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Como medida para conter o avanço do vírus responsável pela gripe aviária, o governo da França realiza o abate de animais que estiverem em locais contaminados, a desinfecção da área e o controle da circulação de outras aves da propriedade em zonas definidas como proteção e vigilância.

O consumo de carne, fígado e ovos – assim como qualquer produto alimentar feito de aves — não apresenta risco para os humanos.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.