Pecuária

França reduz risco de contaminação por nova cepa de gripe aviária

Segundo o Ministério da Agricultura francês, a situação sobre o vírus no país está "claramente melhorando"

O Ministério da Agricultura da França afirmou, em nota, que baixou o nível de risco de infecção por uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI) no país. Segundo a pasta, a situação relacionada com o vírus na França, que desde o outono de 2021 tem sido responsável por surtos da doença no país, está “claramente melhorando”.

A evolução favorável levou o Ministro da Agricultura a permitir o retorno gradual à criação de algumas espécies de aves e à circulação dos animais. Simultaneamente às liberações, um experimento com uma vacina, organizado pela entidade, começou a ser aplicado nesta terça-feira (10) em aves e pretende limitar a disseminação do vírus.

O teste “deve permitir a comprovação científica da eficácia e do interesse da vacinação no combate à gripe aviária”, como afirma o órgão. Os resultados deste estudo estão previstos para o fim de 2022 e serão levados a nível europeu.

Segundo o ministério, até o momento, 36 países da Europa registraram a ocorrência da doença e, até a última sexta-feira (6), a França somava 1.374 casos em plantéis comerciais e 16 milhões de aves abatidas.

frangos em franja, gripe aviária
Foto: Agência Brasil