Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DEFESA AGROPECUÁRIA

Governo do RS publica orientações para controle da gripe aviária

Gripe aviária foi confirmada em leões-marinhos e lobos-marinhos nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul publicou nesta terça-feira (10/10) uma nota técnica com orientações para o controle da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1).

A doença, que já foi confirmada em leões-marinhos e lobos-marinhos nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, pode se espalhar pelo contato direto entre animais infectados e não infectados ou de forma indireta.

A nota contém orientações para a população em geral, além de medidas de biossegurança para operadores com sequência de colocação e retirada de equipamentos; recolhimento e destinação de carcaças; e desinfecção.

Para a população, a principal recomendação é a de não se aproximar, alimentar ou tocar animais silvestres. No caso de encontrar animais feridos ou doentes, não se deve aproximar ou tentar socorrer. A orientação é contatar o Serviço Veterinário Oficial (SVO) pelo Whatsapp (51) 98445-2033 – que funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana – ou procurar a Patrulha Ambiental (Patram).

A Seapi destaca que a influenza aviária é um problema interdisciplinar, envolvendo os órgãos de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde de todas as esferas (federal, estadual e municipal). Por isso, é necessária uma cooperação conjunta de todos e da população, tomando os cuidados de medidas protetivas e notificando os serviços oficiais.

Sair da versão mobile