Com novo caso confirmado nesta quinta-feira (15) na Bahia, chega a 32 o número de casos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), ou gripe aviária, no Brasil. O vírus da doença foi identificado em uma ave silvestre da espécie trinta-réis-real, resgatada em uma praia no município de Prado, no litoral sul baiano.
A informação foi confirmada na tarde desta quinta pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que investigava o caso junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Inema).
O diagnóstico foi realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas (SP), local onde a amostra foi enviada e confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com a última atualização do ministério, no Brasil são 32 casos de gripe aviária confirmados, 1.321 investigações realizadas, 252 com coleta de amostras e 12 investigações em andamento.
“É bom salientar que a presença do vírus da influenza em animais silvestres não muda o status sanitário do país. O Brasil continua livre da influenza perante os organismos internacionais”, afirma Marcelo Sampaio, médico-veterinário, biólogo e coordenador da vigilância epidemiológica da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Primeiro caso de gripe aviária na Bahia
O primeiro caso de gripe aviária na Bahia foi registrado no último dia 7
de junho em Caravelas, cidade litorânea do extremo sul do estado, numa ave da mesma espécie da resgatada em Prado.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.