Cerca de 6.700 patos e gansos vão ser abatidos após um surto da gripe aviária H5N1 altamente patogénica numa exploração agrícola no leste da Alemanha, disseram as autoridades na quinta-feira (7).
De acordo com a Agência Reuters, a doença foi confirmada em uma fazenda em Schonberg, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, informou o Ministério da Agricultura do estado. Vários outros casos de gripe aviária na Alemanha foram relatados nas últimas semanas.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
A gripe aviária, que levou ao abate de centenas de milhões de aves nos últimos anos, geralmente atinge a Europa durante o outono e o inverno, muitas vezes com infecção espalhada por aves selvagens.
A doença foi recentemente detectada em explorações agrícolas de vários países, incluindo França, Países Baixos e Bélgica. A França elevou o nível de risco de gripe aviária de “moderado” para “alto” na terça-feira (5), depois que novos casos da doença foram detectados, forçando as granjas avícolas a manter as aves dentro de instalações para conter a propagação do vírus altamente contagioso.
*Sob supervisão de Henrique Almeida
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.