Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SC intensifica fiscalização contra gripe aviária

Entre as medidas de prevenção que devem ser tomadas pelos produtores está evitar o contato de aves domésticas com aves silvestres

Fonte: Jonas de Oliveira/ANPr

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informou nesta segunda-feira, dia 30, que está atenta aos casos confirmados e às suspeitas de influenza aviária, especialmente os ocorridos no Chile. Atendendo o alerta preventivo do Ministério da Agricultura, a Cidasc também comunicou que intensificou a fiscalização sanitária nas granjas avícolas do Estado.

Além disso, o Departamento de Defesa Sanitária Animal está realizando a vigilância epidemiológica nos dois sítios de aves migratórias existentes no Estado, na Foz do Rio Tijucas e na Foz do Rio Araranguá, e nas aves domésticas existentes num raio de 10 quilômetros dessas regiões. Por fim, a Companhia reforçou a vigilância nas barreiras sanitárias ao longo das divisas com outros estados e países.  

“Atuamos de forma mais intensiva nas regiões com maior produção de aves, como as regiões oeste e sul, mas em alguns municípios da região litorânea também haverá uma intensificação da vigilância voltada às aves domésticas residentes próximas aos sítios de aves migratórias”, disse, em nota, a veterinária da Cidasc e coordenadora estadual do Programa de Sanidade Avícola, Alexandra Reali Olmos.

Ainda segundo a Cidasc, entre as medidas de prevenção que devem ser tomadas pelos produtores está evitar o contato de aves domésticas com aves silvestres; controle do trânsito de veículos e pessoas nas granjas; criação de aves em instalações fechadas, utilizando a tela antipássaros.

Conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil é o único grande produtor e exportador mundial de carne de frango que nunca registrou foco da enfermidade. 

Sair da versão mobile