Mapa incentivará fim de gaiolas para aves poedeiras

Ministério diz que apoiará a utilização de equipamento mobiliado

A coordenadora da Comissão de Bem-Estar Animal (CTBEA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lizie Buss, afirmou que o país vai começar a incentivar que os criadores de aves poedeiras utilizem sistemas de criação que dispensem o uso de gaiolas ou que permitam gaiolas mobiliadas.

– Na Europa, o uso de gaiolas de bateria não é mais permitido e a debicagem com lâmina quente também é proibida na maioria dos países – disse ela, em nota.

Segundo ela, o método de alojamento utilizado pelos países europeus são gaiolas mobiliadas, galpões com multiníveis e free-range. No caso do uso de gaiolas mobiliadas, há espaço de 750cm² por ave, com poleiros e local reservado para o ninho.

– O sistema abordado é o free-range, no qual aves são criadas em galpões com acesso ao ar livre para encorajar a expressão de comportamentos naturais, como banho de areia, ciscar, empleirar-se, entre outros – disse.

A coordenadora da CTBEA afirmou ainda que o sistema de galpões de multiníveis é sem gaiolas, com prateleiras em diversos níveis, permitindo que as aves subam, desçam e acessem o substrato do piso, com ninhos, poleiros, comedouros e bebedouros.