Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

AQUICULTURA

Conhece o perifíton? Pois saiba que ele traz benefícios para produção sustentável de peixes e hortaliças

Estudo mostra que conjunto de microrganimos melhora ciclagem de nutrientes, reduz descarte de resíduos e serve como complemento alimentar

Estudo revela benefícios do perifíton na produção sustentável de peixes e hortaliças
Foto: Instituto da Pesca/Divulgação

Na última semana, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, apresentou mais um episódio da série “Pós em Ação!”. O destaque foi o estudo de Daiane Mompean Romera, mestra em Aquicultura e Pesca, sobre o uso do perifíton como biofiltro e fonte de alimento em sistemas de recirculação aquícola (RAS) e aquaponia desacoplada.

O perifíton é um conjunto de microrganismos que se desenvolve naturalmente em superfícies submersas e contribui tanto para a filtragem da água quanto para a alimentação dos peixes.

Alternativa sustentável para sistemas de aquicultura

Os sistemas RAS são amplamente utilizados na piscicultura por permitirem economia de água e maior controle da produção. Quando associados ao cultivo de hortaliças sem solo, surge a aquaponia, em que a água rica em nutrientes dos tanques de peixes irriga as plantas. Na modalidade desacoplada, o fluxo de água entre os compartimentos é controlado separadamente, garantindo melhor gestão dos parâmetros de qualidade hídrica.

Uma das principais demandas desses sistemas é a manutenção da qualidade da água. Normalmente, isso é feito por biofiltros comerciais, que podem ser onerosos. O estudo de Romera propõe uma solução natural: o perifíton, que age tanto na filtragem da água quanto para a alimentação dos peixes.

Resultados promissores na produção de tilápias e hortaliças

A pesquisa comparou dois sistemas de criação de tilápias-do-nilo (Oreochromis niloticus): um tradicional, com filtros biológicos comerciais, e outro utilizando substratos para crescimento do perifíton diretamente no tanque dos peixes. Paralelamente, cinco cultivares de alface foram cultivadas em aquaponia para avaliar a absorção de nutrientes.

Os resultados demonstraram que o perifíton melhorou a ciclagem de nutrientes, reduziu o descarte de resíduos sólidos e serviu como complemento alimentar para os peixes, favorecendo seu desenvolvimento. Segundo a pesquisadora, as plantas cultivadas no sistema com perifíton apresentaram crescimento superior e melhor absorção de micronutrientes.

O estudo reforça o potencial do perifíton como uma alternativa viável e sustentável para a aquicultura e a produção integrada de alimentos, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os produtores.

Sair da versão mobile