No primeiro semestre deste ano, as exportações chilenas de salmão e truta para o Brasil somaram US$ 478 milhões. O número representa crescimento de 29,3%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações do ProChile Brasil, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, com base em estatísticas oficiais de comércio exterior.
“Com a abertura dos mercados após a pandemia de Covid-19, as exportações de salmão voltaram aos níveis pré-pandemia. Essa constatação da alta é sustentada pela alta demanda de salmão chileno para os principais mercados como Brasil, Japão e Estados Unidos. Além disso, há uma tendência mundial de consumir proteínas saudáveis e de qualidade,” afirma Hugo Corales, diretor comercial do ProChile no Brasil.
Ademais, segundo Corales, o salmão chileno se destaca, fundamentalmente, por sabores que atraem o consumidor brasileiro. Há também de se considerar a boa relação comercial entre os dois países. Essa confiabilidade e credibilidade que oferecemos ao consumidor brasileiro faz do salmão chileno o preferido para compor as refeições.
- Período de defeso para duas espécies de peixes segue até o fim de outubro
- Pandemia muda comportamento de consumidor de pescado
Devido ao seu alto teor de Ômega 3, o salmão é um alimento saudável e muito benéfico para uma dieta equilibrada e nutritiva.
Sobre ProChile
ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover o fornecimento exportável de bens e serviços chilenos. Além disso, contribui para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país e do investimento estrangeiro e do turismo.