Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

REPERCUSSÃO

Faep se manifesta contra importação de 25 toneladas de tilápia do Vietnã

Segundo a entidade, entrada do produto importado pode prejudicar produção e mercado locais, liderados pelo Paraná

tilápia
Foto: CNA

Em nota divulgada nesta quarta-feira (17), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) se manifestou contra a importação de tilápia do Vietnã.

Segundo a entidade, a compra de 25 mil quilos do peixe do país asiático, realizada em dezembro de 2023, assim como possíveis futuros negócios, prejudicam a piscicultura brasileira e paranaense.

A Faep argumenta que a importação de tilápia do Vietnã pode prejudicar a produção e o mercado local.

“Atualmente, a atividade está em franca expansão no país, principalmente quando se trata da produção de tilápia. No Paraná, maior produtor do Brasil e responsável por 40% da produção nacional do peixe, a importação do Vietnã pode prejudicar a produção e o mercado local”, diz a entidade.

“Não podemos deixar acontecer como o que estamos vendo na atividade leiteira, na qual as importações estão achatando as cotações internas do produto, inviabilizando a produção e, principalmente, retirando milhares de produtores da pecuária de leite. Precisamos e vamos lutar para proteger a piscicultura deste cenário”, destaca o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.

Além da questão comercial, a Faep ressalta a existência de protocolos sanitários e ambientais divergentes entre os países.

“Em 2021, o Paraná obteve o reconhecimento como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Desta forma, o estado precisa manter uma estrutura sanitária sólida e robusta, para garantir, futuramente, a abertura de mercados consumidores mais exigentes”, diz a entidade.

A Faep enviou um documento para o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Sair da versão mobile