Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mapa adota recomendações internacionais de pesca

Medidas incluem proteção às diferentes espécies de tubarão martelo e tartarugas marinhas

Fonte: Mapa

O Comitê de Gestão de Atuns e Afins (CPG), da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu proibir a pesca direcionada, retenção a bordo, transbordo, desembarque, armazenamento, transporte e comercialização das espécies de tubarão martelo, em águas jurisdicionais brasileiras e em território nacional, nas pescarias de espinhel horizontal de superfície. Também foram estabelecidas medidas mitigadoras para a redução da captura incidental e da mortalidade de tartarugas marinhas.

“Com relação às tartarugas, as medidas se aplicam a embarcações pesqueiras que operam na modalidade espinhel horizontal de superfície, no mar territorial brasileiro, com exceção da modalidade direcionada ao dourado”, explica Elielma Borcem, coordenadora do Departamento de Planejamento e de Ordenamento da Pesca.

Ambas as propostas de ordenamento das pescarias aprovadas no comitê decorrem de recomendações propostas pela Comissão Internacional de Conservação do Atum do Atlântico e  Espécies Afins (ICCAT), que se reuniu em novembro, em Portugal.

O Mapa comprometeu-se a agilizar a renovação de autorizações de pesca da frota atuneira, que constam da lista positiva de embarcações da ICCAT  e de encaminhar uma minuta de portaria de concessão de autorização temporária de pesca para embarcações que já protocolaram pedido de renovação.

Segundo o diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Márcio Candido Alves, “o documento está em análise pela consultoria jurídica do ministério e, uma vez aprovada e publicada no Diário Oficial da União, terá a validade por 120 dias”.

Sair da versão mobile