Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura autoriza pesca da tainha

Blairo Maggi se reúne nesta terça, dia 14, com técnicos para discutir normas mais claras para a captura do peixe por pescadores industriais

Fonte: Divulgação/Polícia Federal

O Ministério da Agricultura publicou nesta terça, dia 14, portaria no Diário Oficial da União (DOU) com as 40 embarcações autorizadas para a pesca industrial da tainha na temporada iniciada em 1º de junho, com término em 31 de julho no Sul e Sudeste do país. Segundo o secretário-executivo da Pasta, Eumar Novacki, todas as autorizações são de empresas que não operaram até 2015. 

A renovação ocorreu por conta de irregularidades nas embarcações anteriores e prevê ainda a redução de 20% no volume de barcos em relação ao ano passado.

A redução, ano a ano, no número de empresas na pesca da tainha ocorre a pedido das autoridades ambientais e será tema de um encontro do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, com representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O encontro será às 15 horas, na sede do ministério, em Brasília (DF), e a ideia, segundo a assessoria de Maggi, é discutir normas mais claras para a captura do peixe por pescadores industriais.

Após assumir a Pasta, há um mês, Maggi suspendeu as autorizações de pesca da tainha e fez uma chamada para novas companhias interessadas em atuar na temporada deste ano. O atraso para a publicação da portaria trouxe protestos na semana passada, com o fechamento de rodovias e de terminais pesqueiros em Santa Catarina.

As autorizações concedidas nesta terça são para barcos entre 10 toneladas e 20 toneladas que utilizam as chamadas redes aniladas. O período de autorização, até o fim do próximo mês, coincide com o defeso – período de proibição – da pesca da sardinha. 

Sair da versão mobile