Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura cancela 342 licenças de pescadores profissionais

Decisão foi tomada seguindo um acórdão do TCU que identificou fraudes no pagamento do seguro-desemprego do Pescador Artesanal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cancelou 342 licenças de pescadores profissionais nesta segunda, dia 22. A decisão foi tomada seguindo um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) do ano passado e que identificou fraudes no pagamento do seguro-desemprego do Pescador Artesanal. Ainda no fim de 2015, o Ministério da Pesca foi extinto e o que sobrou da pasta foi absorvido pela Agricultura.

A Polícia Federal, ainda em outubro do ano passado, prendeu o ex-secretário de monitoramento do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro, suspeito de integrar o esquema de fraudes, que concedia benefícios a pessoas que não atuavam como pescadores mas estavam registrados como tal.

Com as investigações, o governo havia suspendido o pagamento do seguro e, desde então, faz o recadastramento dos pescadores. No ano passado, um decreto legislativo determinava que os pagamentos voltassem a ser feitos. No entanto, em janeiro deste ano, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu o decreto. Com a decisão, continua a vigorar a portaria interministerial que interrompeu por 120 dias o pagamento do benefício. 
 

Sair da versão mobile