Peixes

Peixe: saiba quais os cuidados ao comprar e preparar

Tradicionalmente preparado na Sexta-feira Santa, que neste ano cai no dia 7, o peixe é uma ótima opção na troca da carne vermelha ou do frango

Tradicionalmente preparado na Sexta-feira Santa, que neste ano cai no dia 7, o peixe é uma ótima opção na troca da carne vermelha ou do frango, já que é uma ótima fonte de proteína, entre outros nutrientes.

Com a proximidade da Páscoa, período de maior consumo de pescados, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) orienta sobre os cuidados que devem ser tomados na hora da compra. Confira as dicas:

Cuidados ao escolher pescados durante período de maior consumo

  • Inspeção sanitária: peixes, crustáceos e moluscos são altamente perecíveis e devem ser inspecionados por profissionais que atuem em órgãos competentes na área sanitária.
  • Características: é importante verificar se as escamas estão bem aderidas à pele e se os olhos estão brilhantes. A carne, ao ser pressionada, deve ser firme e elástica. Para os crustáceos, é preciso observar o aspecto brilhante e úmido, corpo com curvatura natural rígida, carapaça bem aderida ao corpo, odor e cor característicos da espécie, sem pigmentações estranhas, artículos firmes e olhos vivos e destacados.
  • Armazenamento: os pescados devem ser armazenados com gelo ou em balcões refrigerados a uma temperatura em torno de -2ºC e 2°C.
  • Produtos congelados: é importante verificar a validade e condições da embalagem. Produtos com acúmulo de água ou gelo podem ter sido descongelados e congelados novamente, comprometendo a qualidade do alimento.
  • Higiene: durante a manipulação, os comerciantes precisam estar com mãos sempre limpas e utilizando utensílios e equipamentos higienizados e em bom estado de conservação.
  • Saúde: o consumo de pescados em condições impróprias pode trazer diversos problemas de saúde, como parasitoses, sintomas gastrointestinais e surtos alimentares. Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreias.
  • Nutrientes: os peixes são ricos em proteína de alta qualidade, vitaminas e minerais, além de possuírem compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles são excelentes substitutos para as carnes vermelhas e fazem parte da composição para uma alimentação cardioprotetora.

Com essas dicas, você poderá escolher os melhores pescados para consumir com segurança e garantir uma alimentação saudável e nutritiva.