Um “monstro marinho” foi retirado das profundezas da costa da Austrália por um pescador na semana passada. O apelido de monstro se deu após a surpresa do homem, ao arrastar o peixe com olhos redondos e um sorriso humano.
De acordo com o homem, o tubarão tinha uma pele áspera e cor de carvão. Além disso, dispunha de uma boca pequena com pequenos dentes afiados revestindo a parte superior e inferior.
- Peixe com duas cabeças e quatro olhos viraliza nas redes
- Pesca do pintado será proibida em todo o Brasil
O pescador conseguiu fisgar o tubarão para seu barco mesmo com o animal vivendo a mais de 600 metros abaixo da superfície na costa de Nova Gales do Sul, Austrália. O relato foi feito ao site de notícias Live Science.
Trapnman Bermagui, responsável pela pesca do animal, compartilhou a foto da criatura sem vida no Facebook e recebeu mais de 1.000 curtidas, e também, diversos comentários. Alguns usuários ficaram simplesmente impressionados com a aparência do monstro marinho, dizendo que o animal lhes davam arrepios
Além disso, a imagem provocou várias teorias sobre que tipo de tubarão é. Nos comentários, várias pessoas afirmar que o animal era um tubarão goblin, uma das espécies de animais mais antigas de peixe ainda viva.
Especialistas tentam desvendar mistério do peixe
Contudo, Dean Grubbs, diretor associado de pesquisa do Laboratório Costeiro e Marinho da Universidade Estadual da Flórida, disse ao portal de notícias Newsweek que a espécie parece ser um Centroscymnus owston, conhecido como dogfish. A espécie possui pele áspera e é também chamado de tubarão dormente.
“Na minha pesquisa em alto mar, pegamos alguns deles no Golfo do México e nas Bahamas. Eles estão na família Somniosidae, os Sleeper Sharks, a mesma família do tubarão da Groenlândia, mas obviamente uma espécie muito menor”, disse o diretor.
Já Christopher Lowe, professor e diretor do Laboratório de Tubarões da Universidade Estadual da Califórnia em Long Beach, ofereceu uma visão diferente. “Parece-me um tubarão-pipa de águas profundas. Eles vivem nas águas da Austrália”, destacou. A espécie pode alcançar até dois metros de comprimento.
Enfim, sem chegar a uma conclusão definitiva, o mistério acerca da espécie do peixe, continua.