Semana Santa estimula e movimenta comércio de peixe no Rio Grande do Sul

Como pede a tradição católica, sexta-feira é dia de comer peixe; o comércio do produto e a pscicultura agradecem

Além do viés religioso, o início da Semana Santa também é extremamente importante para a economia brasileira. Afinal, como a tradição católica pede, a próxima sexta-feira (14) será dia de comer carne de peixe. 

Os municípios da região norte do Rio Grande do Sul (RS), que compreendem as regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, já estão organizando o comércio local para venda de peixe

Tradicionalmente, nesta data, feiras municipais movimentam o cmomércio local, estimulando também a atividade da pscicultura na região.

Calendário

Uma feira em Rodeio Bonito e Novo Tiradentes movimentou o último sábado (8). No domingo (9), a 11ª edição da Feira do Peixe, Comércio, Agropecuária, Agroindústria e Artesanato teve início em Taquaruçu do Sul. 

A Feira, que segue até a próxima quarta-feira (12), pretende vender entre 14 e 17 toneladas de peixe entre os quatro dias de evento.

No município de Constantina, a venda focada na Semana Santa acontece a partir desta segunda (10) e vai até quinta (13). A partir desta terça, mais municípios iniciam a comercialização local de peixes, como Pinheirinho do Vale e Ametista do Sul.

A quarta-feira (12-03) é o dia com o maior número de eventos acontecendo pela região. Nesse mesmo dia, os municípios de Pinhal, Planalto, Engenho Velho, São Pedro das Missões, Barra Funda, Jaboticaba, Gramado dos Loureiros e Frederico Westphalen realizam a Feira do Peixe. 

Para encerrar, os municípios de Palmitinho e Vista Alegre programaram a Feira do Peixe para os dias 12 e 13, quarta e quinta-feira.