O governo de Rondônia confirmou o rompimento de uma barragem de mineração no município de Ariquemes nesta sexta-feira, dia 29. Segundo informações oficiais, o local atingido também é destinado à piscicultura.
Informações preliminares da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do estado apontam que uma tromba d’água atingiu a estrutura localizada no distrito de Novo Oriente e provocou a ruptura.
Uma força-tarefa composta por funcionários do governo local e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) foi mobilizada para avaliar os impactos do rompimento. Ainda não foi possível identificar qual tipo de barragem foi atingida.
- Brumadinho: filho de produtor nadou por uma hora para se salvar
- Somar Meteorologia prevê fim de semana com chuva forte na metade norte do país
A Polícia Ambiental informou que não há vítimas, mas cerca de 50 famílias estão isoladas. “Vale ressaltar que, caso tenha sido a barragem de rejeito mineral afetada, o material nela contido é constituído basicamente de areia e argilas, sem a presença de metais pesados na sua constituição, não oferecendo, assim, risco de contaminações para os seres vivo”, diz a secretaria.
A pasta já está realizando o levantamento dos dados da barragem no Sistema de Gerenciamento de Barragem de Mineração (SIGBM) e na Agencia Nacional de Mineração (ANM), juntamente aos órgãos responsáveis pelas vistorias e monitoramento para oferecer “informações técnicas seguras e oficiais à população”.