EM TERESINA

Polícia ambiental resgata galos com bicos e esporas de metal usados em rinhas

Autoridades constataram a presença de 44 aves, sendo 8 delas gravemente feridas

Polícia ambiental resgata galos com bicos e esporas de metal usados em rinha
Foto: Polícia Militar do Piauí

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou uma operação bem-sucedida desarticulando uma rinha de galos no bairro Santa Lia, zona leste de Teresina. Durante a ação, 44 galos de combate foram resgatados das condições de maus-tratos.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi elaborado contra o proprietário dos galos, que também teve seus objetos relacionados à prática ilegal apreendidos. Itens como bicos de metais, esporas artificiais, biqueiras, buchas e uma mini-serra foram recolhidos e encaminhados à sede do batalhão juntamente com os animais.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A ação teve início após a Polícia Civil cumprir um mandado de prisão contra um indivíduo identificado pelas iniciais J. V. N. Dos S. No local, as autoridades constataram a presença de 44 galos, sendo 8 deles gravemente feridos. Diante da situação, o BPA foi acionado para conduzir a operação.

Além dos galos, a polícia encontrou acessórios utilizados para as lutas, totalizando 22 bicos de metais, 13 esporas artificiais, 8 biqueiras, 17 buchas e 1 mini-serra. O proprietário foi autuado por crime ambiental, ficando sujeito às consequências legais. As aves resgatadas foram encaminhadas para a sede do BPA, onde serão tomadas as medidas adequadas.

O subtenente Francinaldo do BPA explicou: “Recebemos a denúncia por volta das 14h, relatando uma suposta rinha de galos na zona sul de Teresina. Ao chegarmos no local, constatamos a veracidade da denúncia, onde foram apreendidos 8 galos de combate em situação de maus-tratos. O responsável pelos galos foi autuado pelo crime ambiental e responderá na justiça pela prática.”