O Paraná exportou 1,2 milhão de toneladas de carne de frango em setembro, volume praticamente estável em relação ao mesmo mês do ano passado, apresentando leve queda de 0,4%. A receita cambial, no entanto, cresceu 7% no período, para US$ 1,930 bilhão. Com esse desempenho, os produtores paranaenses mantêm a liderança na exportação brasileira por estado, com participação de 36,26%, informa o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Segundo o presidente do sindicato, Domingos Martins, os meses de agosto e setembro foram extremamente positivos para o setor. “Restabelecemos os níveis de produção e exportação, o que reforça nossa expectativa de crescimento para o ano”, afirma ele, em comunicado.
Os abates no Paraná somaram 1,34 bilhão de aves, no acumulado anual, mostra levantamento realizado pelo Sindiavipar. O volume é aproximadamente 0,7% superior ao mesmo período de 2016, quando a produção foi de 1,33 bilhão cabeças de frango.