
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta segunda-feira (24) que as autoridades sanitárias de São Vicente e Granadinas, país caribenho formado por diversas ilhas, aceitaram o Certificado Sanitário Internacional (CSI) proposto pelo Brasil para a exportação de carne de aves e carne suína.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado, São Vicente e Granadinas importaram 8 mil toneladas de carne de frango e quase 1 mil toneladas de carne suína. Cerca de 80% de todas as importações são provenientes dos Estados Unidos.
“A abertura desse mercado aumentará a presença brasileira no mercado caribenho, que tem grande potencial e demanda por produtos cárneos”, avaliou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Em 2024, as exportações agropecuárias brasileiras para países da Comunidade do Caribe (Caricom) somaram cerca de US$ 200 milhões, com destaque para carnes, produtos florestais, cereais, farinhas e preparações.
Segundo o Mapa, com esse anúncio o agronegócio brasileiro alcança 31 aberturas de mercado em 2025, totalizando 331 novas oportunidades de negócios desde o início de 2023.