A Força Sindical vai mobilizar produtores de frango para uma manifestação nesta terça-feira, dia 24, a partir das 7h, em frente à sede da BRF, na Rua Hungria, em São Paulo. O ato é contra o embargo às exportações de frango de indústrias brasileiras à União Europeia.
“Queremos chamar a atenção do governo para esta questão porque o embargo afetará 100 mil empregos diretos e 1 milhão de indiretos na cadeia”, disse o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Ele contou que pretende agendar uma reunião com o presidente da Câmara e pré-candidato à Presidência, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o assunto. Também na terça, às 15 horas, empresários e membros da Força Sindical se reunirão com o ministro do Trabalho, Helton Yomura, em Brasília, para debater a mesma questão.
O pré-candidato do Solidariedade, partido do qual a Força Sindical é associada, Aldo Rebelo (SP), disse nesta segunda, 23, para produtores, na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), acreditar numa solução rápida para o embargo às exportações de frangos à UE. Mas avalia que ela envolverá a imposição de preços mais baixos para o produto já que, na sua opinião, a restrição se deve mais a questões financeiras do que sanitárias.
De acordo com Rebelo, produtores brasileiros de proteína animal – todas elas, não só de frango – avançaram muito na questão sanitária. “Já estamos exportando frangos pré-cozidos”, disse.