Pecuária

Tecnologia transforma amônia produzida no aviário em fertilizante

Além de ajudar a reduzir a produção de amônia, o equipamento também ajuda a diminuir os odores da granja

A amônia é um gás produzido a partir da combinação dos dejetos das aves com o excesso de umidade do ar nos aviários, e pode ser prejudicial para a saúde das aves e dos produtores. Para evitar problemas respiratórios e outros problemas de saúde para os animais, bem como a poluição do meio ambiente, os produtores estão buscando maneiras de reduzir a produção e concentração de amônia em seus aviários.

Uma das soluções encontradas pelos produtores é a ventilação e o manejo da cama das aves, que ajudam a diminuir a produção de amônia no ambiente. Além disso, equipamentos que tratam a amônia antes de ser liberada no meio ambiente também estão sendo utilizados.

Pensando nisso, o médico-veterinário Marcel Hoffaman da Munters criou uma tecnologia capaz de captar a amônia e transformá-la em um líquido que pode ser usado como fertilizante na agricultura, tornando a cadeia produtiva mais sustentável e econômica.

Além de ajudar a reduzir a produção de amônia, o equipamento também ajuda a diminuir os odores da granja, melhorando o ambiente para os trabalhadores e as aves.

“Conseguimos transformar a amônia utilizando ácidos através de uma reação química que acaba virando um fertilizante nitrogenado,” conta Hoffaman.

No entanto, apesar de ser uma solução promissora, a tecnologia ainda não é produzida em escala industrial no Brasil, e é mais comum em outros países do mundo. Devido à baixa demanda no país, ainda não é uma opção viável para a avicultura brasileira.

Amônia

A amônia pode causar aerossaculite nas aves, uma doença que pode levar à condenação total ou parcial da carcaça de frango, causando um grande impacto econômico para as empresas. Por isso, é importante que os produtores busquem soluções para reduzir a produção e concentração do gás em seus aviários.