
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta quinta-feira (27) a abertura do mercado do Vietnã para miúdos de frangos, além da retomada das vendas de pés da ave. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a medida.
Com uma população de cerca de 100 milhões de habitantes, o país do Sudeste Asiático é considerado um mercado relevante no comércio global de carne de frango.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Anualmente, o país importa cerca de 170 mil toneladas de carnes e produtos da ave. O Brasil é, atualmente, o sétimo maior exportador do produto para a Ásia, com vendas de 11 mil toneladas em 2024.
“O Vietnã é um mercado de alto valor agregado para miúdos e pés, com grande demanda pelos produtos. A abertura, viabilizada por um forte trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária juntamente com o setor privado, deverá representar um importante incremento no resultado final das exportações brasileiras neste ano”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Segundo o Mapa, em 2024 o Brasil exportou ao Vietnã aproximadamente US$ 4 bilhões, sendo os principais produtos cereais, farinhas e preparações à base de cereais, além de fibras e produtos têxteis e soja.
Com a nova abertura, o agronegócio brasileiro alcança a 32ª abertura de mercado em 2025, totalizando 332 desde o início de 2023.