Uma das matérias mais lidas no portal do Canal Rural na última semana mostra que JBS reinicia as operações de seu incubatório de frangos de corte em Rolândia, no Paraná, após investimento de R$ 135 milhões em recuperação e modernização, decorrente de um incêndio em 2023. O incubatório, que responde por 12% dos pintos produzidos pela Seara, é considerado o maior e mais tecnológico do país.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Com capacidade para incubação de mais de 16 milhões de ovos férteis mensalmente em uma área de 16.314 m², o incubatório utiliza um método de incubação única, onde ovos são colocados e retirados simultaneamente das máquinas a cada ciclo, permitindo uma limpeza completa ao final de cada procedimento. Esse método eleva o padrão de qualidade do processo, proporcionando bem-estar animal e eficiência no desenvolvimento dos embriões.
O incubatório é equipado com sala de controle de climatização, sistema de alarmes, monitoramento ambiental e instrumentos para controle de incêndio. A reconstrução focou em modernizar completamente as operações, proporcionando eficiência e otimização dos recursos naturais. A incubação mais próxima às granjas reduz o tempo de deslocamento de ovos e pintos, beneficiando os parceiros integrados.
A instalação do processo de osmose reversa, que filtra a água, permitirá uma economia mensal de cerca de 200 mil litros de água, utilizando água destilada nos processos de incubação.
Previsto para operar em fevereiro, o incubatório foi reconstruído em apenas 10 meses, empregando 200 pessoas durante o período. Com a retomada, a unidade terá 155 colaboradores e atenderá municípios no norte do Paraná, estando habilitada para expandir o atendimento conforme necessário.
Saiba mais detalhes clicando aqui.