Bahia

'Estrada do chocolate': indústrias investem em turismo gastronômico

Região do sul da Bahia é zona turística e conta com 13 fazendas voltadas para a produção do fruto

Empresas voltadas para a produção de cacau e chocolates na Bahia vêm mostrando que o turismo no estado não se restringe somente às praias no litoral. No trecho rodoviário entre Ilhéus e Uruçuca, na zona chamada de Costa do Cacau, no sul baiano, um verdadeiro roteiro gastronômico está sendo formado. É a “estrada do chocolate”.

+ Cooperativa cria hambúrguer de ‘carne’ de caju

Na rota da “estrada do chocolate”, há, por exemplo, promoção de experiências rurais. Restaurantes e lojas de produtos derivados do cacau são algumas das opções disponíveis na região.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), mais de 80 marcas do setor chocolateiro estão instalando suas atividades na região, que conta com 13 fazendas produtoras de cacau. O sul baiano é a região que mais produz cacau e derivados no estado, que, a saber, é o maior produtor do fruto no país.

A “estrada do chocolate”

estrada do chocolate - bahia - daniel meira - setur-ba
Foto: Daniel Meira/Setur-BA

O passeio oferecido ao turista pela “estrada do chocolate” inclui visita a uma fazenda de cacau e acesso a todo o processo da cultura, desde o plantio e colheita do fruto até o uso das amêndoas para a produção do chocolate. Durante o passeio, são fornecidas informações sobre a história da lavoura cacaueira e as características da Mata Atlântica.

A cidade de Ilhéus, onde fica a Costa do Cacau é, além disso, ponto de parada de cruzeiros marítimos. Ainda de acordo com a Setur-BA, nesta temporada, a expectativa é para mais de 100 mil passageiros.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.