O oeste da Bahia vai receber R$ 10,77 milhões para investir em 2023 na melhoria da infraestrutura logística para a agropecuária, assim como em ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
Os recursos são do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), entidade civil habilitada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). O anúncio foi feito durante reunião realizada em novembro na Seagri.
“O programa representa um modelo eficaz e exitoso que possibilita ao agricultor participar, como patrocinador atuante, de vários programas de desenvolvimento econômico e social, através do direcionamento de parte de suas atividades econômicas bancárias ligadas à lavoura para o fomento das ações desenvolvidas pelo Prodeagro”, afirma o secretário Leonardo Bandeira, titular da Seagri.
O dinheiro foi liberado após avaliação e aprovação do respectivo projeto pelo conselho gestor, nas linhas de ação que contemplem: infraestrutura logística, para fins de escoamento da produção rural; modernização tecnológica, que vise ampliar a produtividade e a competitividade da produção rural na Bahia; programas, projetos ou ações que visem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.
Foram aprovados os seguintes projetos para o oeste da Bahia em 2023:
- Intensificação da fiscalização e defesa sanitária vegetal na safra 2022/2023;
- Programa fitossanitário da soja e do milho;
- Gerenciamento do Programa Jovem Aprendiz;
- Programa de marketing e representação institucional para o fortalecimento do agronegócio;
- Identificação e recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens dos cursos d’água na região oeste da Bahia – Etapa III;
- Centro de apoio à regularização e monitoramento ambiental – Etapa III;
- Programa Agro Plus;
- Reestruturação e manutenção do complexo da Bahia Farm Show – Etapa II;
- Aditivo para construção de unidade da Policial Militar no Distrito do Rosário.