Começou nesta terça-feira (18) a consulta pública sobre a proposta de minuta do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, Plano de Agricultura de Baixo Carbono do Distrito Federal, para o decênio 2020-2030, o ABC+DF. O prazo da consulta é de cinco dias úteis, a contar desta terça, com a publicação da Portaria nº 24, de 17 de abril de 2023, no Diário Oficial do DF (DODF).
O objetivo da consulta pública é permitir a ampla divulgação da proposta do Plano ABC+DF e de suas metas, decênio 2020-2030, a fim de permitir a participação de instituições interessadas e de toda a sociedade no processo de construção do documento final.
As sugestões de proposta de minuta do plano, tecnicamente fundamentadas, devem ser apresentadas no formato de formulário editável, conforme o modelo abaixo, e enviadas para o e-mail: [email protected].
Secretaria degricultura do DF debate prevenção da gripe aviária
Segundo o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Fernando Antônio Rodriguez, o Plano ABC+DF estabelece a continuidade das ações de apoio e desenvolvimento da produção sustentável e reafirma o compromisso do setor agrícola no avanço da redução das emissões de carbono.
“O Distrito Federal, como referência em agricultura sustentável e vitrine tecnológica do país, tem papel fundamental na disseminação de técnicas de produção sustentável e no desenvolvimento de novas práticas e soluções para consolidação de uma agricultura de baixo carbono, moderna e de alto desempenho produtivo”, afirma.
Segundo a Seagri, o plano tem como objetivo a promoção da adaptação à mudança do clima e o controle da emissão dos gases de efeito estufa na agropecuária do Distrito Federal. Uma das premissas é a contribuição do setor agropecuário para alcance das metas estabelecidas pelo Plano Carbono Neutro do Distrito Federal. “O ABD+DF constitui um marco para a produção rural distrital, além de se apresentar como importante somatório ao esforço nacional para alcance das metas estabelecidas no cenário mundial”, destaca o secretário.
Modelo para entrega de sugestão aqui.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.