Produtores rurais do Distrito Federal participaram de uma reunião para alinhar a produção rural para atender a demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A reunião foi organizada pela Cooperativa Mista (Coopermista) e pelo escritório da Emater-DF de Planaltina.
Cooperativa possui alguns contratos em políticas públicas, como o Pnae, o Programa Alimenta Brasil (PAB) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF), que são programas de aquisição de alimentos e hortaliças da agricultura familiar para uso na alimentação escolar.
A Coopermista que possui 105 cooperados, sendo que 99% são agricultores familiares venceu o edital para fornecimento, em 2023, de produtos para atender 139 escolas das regiões administrativas de Planaltina, Santa Maria e São Sebastião.
Produção de feijão do Distrito Federal é a maior em três anos
Contrato
O contrato firmado entre a Coopermista e o Pnae prevê a entrega semanal de produtos que são demandados pela Secretaria de Educação. A partir da amplitude prevista para os meses subsequentes, a cooperativa planeja toda a produção para atender o previsto no contrato. Apenas de cenoura, serão necessárias cinco toneladas por semana.
O presidente da Coopermista, Ivan Engler, informou que dentre os produtos que constam no contrato para entrega semanal estão cenoura, beterraba, batata-doce, abóbora, abacate, tangerina-ponkan, salsinha, manjericão, hortelã, pepino, pimentão e tomate.
“Como as aulas já iniciam em fevereiro, já foi feito um primeiro planejamento em dezembro para início do plantio. Na reunião desta semana, já com o cronograma do Plano de Distribuição de Gêneros Perecíveis (PDGP) da Secretaria de Educação, definimos os grupos de produtores que vão plantar cada produto e o quantitativo para atendermos o volume de entrega semanal previsto no contrato”, declarou Engler.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.