Brasília

Agricultores familiares do DF recebem sementes de milho

Variedades, desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, apresentam potencial para silagem, milho verde e produção de grãos para ração

Agricultores familiares de 12 acampamentos rurais localizados no Distrito Federal receberam, na última segunda-feira (23), 24 sacos de sementes de milho do tipo BRS Taquaral e BRS Ribeirão, variedades desenvolvidas pela Embrapa. 

As variedades de milho BRS Taquaral e BRS Ribeirão foram desenvolvidas pela Embrapa Cerrados junto a agricultores do estado de Goiás, a partir do melhoramento participativo (quando a comunidade participa de todo o processo de seleção) predominantemente em ambientes em transição agroecológica.

Metaverso chega ao agronegócio brasileiro

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, as duas variedades de milho são resultado de pesquisa iniciada há 20 anos e apresentam potencial especialmente para serem utilizadas em silagem, consumo como milho verde e para produção de grãos para ração. Segundo ele, a ideia é dar continuidade à ação de entrega das sementes e abrir o leque para outras espécies. 

Segundo a empresa, a iniciativa busca garantir segurança alimentar das famílias envolvidas e, também, servirá para que os pesquisadores possam avaliar o comportamento desses materiais que serão plantados nas áreas coletivas dos acampamentos. 

Além da Embrapa Cerrados, a ação envolveu Emater-DF, Ceasa-DF e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), e deve beneficiar cerca de três mil pessoas. 

“Estamos iniciando com as sementes de milho, mas nossa intenção é dar prosseguimento a esse trabalho. Esse é apenas um piloto. Além de entregar as sementes, vamos avaliar o comportamento desses materiais”, afirmou Sebastião Pedro. 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.