FRUTICULTURA

Rota da frutas Ride-DF lança etapa 3 durante a AgroBrasília

Rota da Frutas Ride-DF, lançada em 2021, promove durante a AgroBrasília 2023, no PADF-DF, o lançamento da sua terceira fase de ações

A Rota da Frutas realizou durante todo o ano passado uma extensa programação, que inclui entrega de mais de 160 mil mudas de açaí para cooperativas, associações e projetos de assentamento da reforma agrária, voltados aos pequenos agricultores familiares interessados em participar do mais novo polo frutícola do Brasil, no DF e entorno (RIDE-DF).

O ano de 2022 solidificou a entrega das mudas de açaí, variedade Pai d’Égua, própria para o cerrado e terras firmes, e em setembro começa a distribuição de mudas de mirtilo. É o resultado de um “road show”, uma sequência de palestras e apresentações da Rota em todos municípios envolvidos, através das “Reuniões de Mobilização” para motivar o engajamento do setor agrícola da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF e Entorno (Ride-DF), composta por 29 municípios de Goiás, 4 de Minas Gerais mais o Distrito Federal, para o cultivo de frutas. A rota já está promovendo uma revolução na forma de cultivar e comercializar.

A rota tem como objetivo objetivo incentivar a produção de berries (frutas vermelhas): morango, mirtilo, amora e framboesa. Além disso, tem foco no açaí e na jabuticaba, sem esquecer das demais culturas que já são exploradas, tais como a goiaba, o mamão e o maracujá. Também haverá espaço e incentivo para os frutos do cerrado, que são um excelente meio de geração de renda para pequenos produtores em áreas com aptidão para o extrativismo.

A rota continua selecionando, cadastrando e distribuindo lotes com mudas de açaí às cooperativas e parceiros. Sobre o açaí, a rota já plantou 300 hectares e vai botar no chão mais 1 mil hectares, dando suporte técnico e acompanhamento. Os 1.300 hectares de açaí vai gerar 26 mil toneladas, que se transformam em 15,6 toneladas de polpa processada, gerando cerca de R$ 390 milhões de receita bruta circulando na economia do DF e entorno.

Pulse Day é destaque da 14° edição da AgroBrasília

O mirtilo tem como meta de distribuição 500 mil mudas, para uma área de 50 hectares, somente nesta fase. Porém, já existe o plano de adquirir mais 500 mil mudas para entrega no próximo ano. Ainda sobre o mirtilo, 50 hectares referentes as 500 mil mudas iniciais, serão plantados paulatinamente a partir de setembro de 2023, gerando 1,5 tonelada de mirtilo, que gera uma renda de R$ 250 milhões anuais. Tudo isso distribuindo as mudas em um total de 250 lotes de 2.000 m2 cada, que é o tamanho médio que cada produtor de mirtilo deve apresentar, para participar do programa.

“Podemos dizer que a Rota das Frutas Ride-DF já é uma realidade, com ações concretas e o engajamento de diversos públicos e setores, despertando muito interesse em todas as regiões onde já foram realizados eventos de mobilização. Para o ano de 2023, continuamos com extensa programação de visitas aos municípios e às comunidades interessadas do entorno, planejamento para apresentação do polo de frutas da Ride-DF no mercado internacional, entre outras”, afirma Luiz Curado, coordenador do programa.

Rota na AgroBrasília 2023

A Rota comparece ao evento AgroBrasília 2023 com estande próprio para receber todo trade frutícola, contando ainda com exposição de produtos, mini palestras e reuniões informais sobre cooperativismo, crédito para agricultores familiares, degustação de frutas e sucos de empresa brasiliense parceira da Rota, calçada no apoio à agricultura familiar. Para a ocasião, foram criados 2 sabores de sucos exclusivos, comemorando o sucesso da parceria no evento: mirtilo-limão-coco, e o maracujá do cerrado com framboesa. Tudo com frutas produzidas na Ride-DF por agricultores familiares.

Acontece no dia 26/05, 6ª feira, às 9hr, no auditório da Feira, o evento de lançamento oficial da etapa 3 da Rota das Frutas Ride-DF, com a presença de autoridades.

Foto: AgroBrasília

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.