Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Agro é vítima das mudanças climáticas, diz presidente da COP30

Para André Corrêa do Lago, setor incorporou a necessidade da sustentabilidade e levará uma imagem fortalecida à conferência

Presidente da COP30, André do Lago
Foto: reprodução Canal Rural

O presidente da COP30, embaixador e secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Corrêa do Lago, afirmou que o agronegócio é mais uma vítima da mudança climática, tema central das discussões do encontro que será realizado em novembro, na cidade de Belém (PA).

Ele falou sobre as tratativas em relação ao agronegócio e ressaltou que há uma certa preocupação de que o debate em torno do clima tenha um impacto negativo sobre o agro.

Corrêa do Lago acredita que setor é vítima das mudanças climáticas, pois, atualmente, a maior prioridade é o combate à pobreza e a segurança alimentar do mundo, e o segmento é responsável por manter a produção de alimentos.

“Os setores do agronegócio devem levar para a COP uma imagem fortalecida do segmento, pois o agro brasileiro já incorporou de maneira muito clara a necessidade da sustentabilidade”, informou o embaixador.

De acordo com Corrêa do Lago, todo o planeta está consciente de que a mudança do clima se tornou um tema tão central que abarca todas as dimensões da economia e agora da política mundial.

Debates e discussões

Ele falou também sobre os desafios da COP30, que funciona através do debate de ideias entre representantes da sociedade, empresas de diversos setores e governos que precisam obter como resultado final um consenso.

“Todo mundo tem que estar de acordo, porque se não o documento final não é aprovado, e essa negociação é a essência do evento, porque de certa forma vira um documento legal internacional”, disse.

Corrêa do Lago foi nomeado em janeiro de 2025 presidente da COP30 e já atuou como negociador chefe do Brasil na COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e da COP29, no Azerbaijão, além de ter sido embaixador do Brasil no Japão e na Índia.

“A gente tem que se dar conta que durante 12 dias o mundo inteiro estará olhando para Belém, então precisamos pensar muito de que maneira o planeta está entendendo o que está acontecendo em Belém”, declarou.

Mitigar as emissões de CO2 e se adaptar às mudanças também serão temas das discussões. Lago citou exemplos da importância que envolve esses debates. Ele mencionou o caso das enchentes do Rio Grande do Sul como uma situação de adaptação.

As secas nos rios da Amazônia foram usadas como forma de exemplificar a necessidade de mitigar as emissões de gases poluentes na atmosfera.

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é o principal fórum global para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil em novembro, na cidade de Belém (PA).

Sair da versão mobile