Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

BIOECONOMIA

Brasil destaca avanços na agricultura sustentável em Fórum Global

Políticas que promovam uma agricultura adaptada às mudanças climáticas, focados na preservação da biodiversidade foram apresentadas

17º Fórum Global de Alimentação e Agricultura
Foto: divulgação/Mapa

Ministros da Agricultura e autoridades de 60 países participaram do 17º Fórum Global de Alimentação e Agricultura (GFFA), realizado de 15 a 18 de janeiro, na Alemanha. O encontro debateu como a bioeconomia pode impulsionar uma agricultura sustentável e os esforços necessários para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Fome Zero até 2030.

Na conferência ministerial que encerrou o evento, foi apresentada uma proposta global para uma bioeconomia transformadora, baseada na economia circular, com foco em sustentabilidade, resiliência e inclusão. O documento enfatiza o uso de recursos renováveis e o respeito aos limites ecológicos, alinhando a agricultura à Agenda 2030 e ao Pacto para o Futuro.

Protagonismo Brasileiro

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, liderou a delegação brasileira. Ele destacou políticas públicas e iniciativas que promovem um modelo agrícola adaptado às mudanças climáticas, focado na segurança alimentar e na preservação da biodiversidade.

“Por décadas, a produção agrícola do Brasil cresceu de forma impressionante, ajudando a reduzir a pobreza e garantindo segurança alimentar global. Graças a novas tecnologias, manejo sustentável e recuperação de pastagens degradadas, o Brasil se tornou o maior exportador líquido de alimentos do mundo, contribuindo significativamente para a segurança alimentar global”, afirmou Neto.

Durante o fórum, o Brasil apresentou o painel “Diversidade à ação: Colaboração global para alcançar uma bioeconomia sustentável na agricultura”, organizado pelo IICA. Representantes de diferentes países conheceram tecnologias brasileiras e discutiram desafios e oportunidades de cooperação global no setor.

Preparação para COP 30 e G20

Pedro Neto também participou de uma mesa-redonda com ministros de diferentes países, abordando a presidência brasileira no G20, a Iniciativa sobre Bioeconomia do bloco e a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Os debates reforçaram o protagonismo brasileiro em sustentabilidade e agricultura global, preparando o país para liderar a COP 30.
Parcerias Internacionais

Em encontro com o ministro da Agricultura do Congo, Grégoire Mutshail Mutomb, foram discutidas cooperações bilaterais, especialmente no cultivo de milho. A comitiva brasileira incluiu representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Sair da versão mobile