Acontece até amanhã (11) em Brasília a primeira edição do evento que discute a Jornada da Agricultura Saudável no Brasil.
Segundo Luís Eduardo Santos, head da Moara da União Europeia, o crescimento nos últimos 20 anos da agricultura orgânica tanto em área plantada quanto em crescimento de faturamento no valor comercial tem sido absolutamente paralelos, tendo a agricultura orgânica ocupado apenas 1,5% da área total agrícola do planeta e já demonstrado um enorme potencial de crescimento.
Os debates vão abordar questões como responsabilidade ambiental, bioinsumos, fertilizantes, manejo biológico e nutrição.
O evento conta com a participação de produtores rurais de várias partes do mundo, de forma presencial e on-line. A jornada é uma iniciativa do Instituto Moara e tem o objetivo de disseminar conhecimento sobre agricultura e alimentação sustentável.
De acordo com Douglas Scheunemann CEO da empresa , muitos agricultores têm dúvidas sobre o assunto. Por conta das questões o evento foi criado visando auxiliar os produtores.
A Jornada da Agricultura Saudável tem apresentações e oficinas sobre produção de bioinsumos, opções de fertilizantes naturais, combate a erosões, tecnologia e fruticultura.
Participação de especialista
Uma das atrações deste evento apareceu na manhã desta quinta-feira onde os participantes puderam assistir a uma palestra do apresentador e biólogo Richard Rasmussen sobre ecoturismo – uma oportunidade de receita para os produtores rurais.
“As próprias fazendas hoje têm reservas legais enormes, têm fazendas que são produtivas que só as reservas legais são maiores que muitas unidades de conservação e muitos parques nacionais. então, é um novo par metro saber utilizar essa floresta em pé com outros propósitos e o turismo ele é maravilhoso, disse Rasmussen.
Alimento mais saudável
A Jornada da Agricultura Saudável também tem o desejo de mostrar e explicar caminhos e possibilidades para à população ter maior acesso a alimentos cada vez mais saudáveis.
Um dos especialistas sobre o assunto, o chef de cozinha Ricardo Fioravanti, falou sobre a importância de garantir que o alimento chegue à mesa tão nutritivo quanto saiu do campo.
“Agricultores que estão mais preocupados com o alimento, com o seu negócio, vão produzir melhores produtos. Assim, a gente, que está preocupado com os negócios, com a saúde, pode se servir disso e pode servir aos clientes também coisas mais saudáveis”
Programação
Amanhã, a programação será dedicada à apresentação de experiências internacionais e o potencial da agricultura orgânica a nível mundial.
O evento pode ser assistido de maneira online no link: Dia 03 do evento.