A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) orientou os produtores rurais a esperar para aderir ao programa de regularização do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Isso porque, segundo o presidente da entidade, Luiz Cornacchioni, a entidade junto da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vai tentar derrubar no Congresso os vetos que o presidente Michel Temer fez.
Segundo ele, como o prazo para regularização vai até o dia 28 de fevereiro, o agricultor deve acompanhar o andamento do processo. “Como o prazo é muito curto, o produtor rural corre o risco de ficar inadimplente, o que é pior ainda. Enquanto isso, nós vamos tentar reverter os vetos, não é uma missão simples, até porque a Câmara e o Senado estão em recesso. É preciso ficar em alerta para qualquer mudança”, explicou.
Cornacchioni explicou que a princípio a Abag vai tentar barrar dois vetos do presidente Temer, entre eles o que muda a alíquota de contribuição de pessoa jurídica.
Apesar disso, ele comemorou a sanção do projeto. “Agora nós temos um mecanismo para trabalhar, lembrando que depois da reversão do Supremo Tribunal Federal (STF) nós ficamos em um limbo sobre o que fazer. Por um lado é bom, já que não tínhamos uma regra até o fim de 2017”, afirmou.
Em nota, a FPA informou que vai tentar derrubar os vetos do projeto.
Veja o que mudou: