Desde a última terça-feira (20), escolas públicas de Mato Grosso do Sul têm sido palco para iniciativa pedagógica pensada para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do meio ambiente. Realizada pela Eldorado Brasil, o projeto usa elementos lúdicos para passar informações sobre combate a incêndios e ações voltadas à natureza.
+ Sustentabilidade e igualdade de gênero na estreia da 4ª temporada do Agronomia Sustentável
Com o objetivo de ajudar a formar “10 mil defensores mirins da natureza”, o movimento visitará 18 escolas públicas espalhadas por seis municípios do interior sul-mato-grossense. Tendo como público-alvo alunos de cinco a 15 anos de idade, a apresentação tem como base escrita pelo Teatro Grupo de Risco. Com humor, os protagonistas da história são um jacaré, um tucano e uma onça pintada. Unidos, eles mostram como é possível salvar a vida humana.
“Na peça, um brigadista também tem papel fundamental sobre como agir corretamente”
“Com exemplos comuns do dia a dia, será possível apreender o que é certo e errado para preservar a casa de todos, o planeta Terra”, avisa a equipe de comunicação da Eldorado Brasil, uma empresa do grupo J&F. “Até uma música foi composta para que todos puxem o coro de que: ‘nosso planeta é um só e tudo depende de nós’. Na peça, um brigadista também tem papel fundamental sobre como agir corretamente”, explica o time responsável pelo projeto.
Por meio do humor, contudo, a ideia é alertar para um problema sério: como a ação humana pode ser nociva ao meio ambiente — e colocar em risco à sobrevivência na natureza de espécies como jacaré, tucano e onça pintada, além de ter de movimentar outras pessoas para atuar na linha de frente no combate a incêndios florestais. Dessa forma, a empresa busca transformar os espectadores da peça em “agentes multiplicadores de informação”.
Agenda do projeto sobre natureza e combate a incêndios
Nos primeiros dias de atividade, o projeto batizado de “Eldorado Brasil, vamos juntos combater as queimadas”, passou pelas seguintes escolas de Mato Grosso do Sul:
- 20 setembro — Inocência
CEI Professor Olivalto Elias da Costa;
Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa.
- 20 e 21 de setembro — Selvíria
Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões;
Escola Professor Nelson Duarte Rocha;
EMEIF Joaquim Camargo.
- 22 de setembro — Três Lagoas
Escola Professora Maria Eulália Vieira;
Escola Parque São Carlos;
Escola Joaquim Marques de Souza.
- 23 de setembro – Santa Rita do Rio Pardo
Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo;
Escola Antônio Arcanjo dos Santos
Haverá, ainda, apresentações em oito escolas públicas:
- 26 de setembro — Ribas do Rio Pardo
Escola Municipal Iracy da Silva Almeida;
EM Alcindo Vicente Ferreira;
EM São Sebastião;
EM Mareide Monteiro de Lima.
- 27 de setembro — Água Clara
Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira;
Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez;
EMEI Renato Riveira;
EMEI Olga Salim Dualib.