Na manhã desta terça-feira, dia 1° de janeiro, 10 governadores assumirão os cargos no Distrito Federal, em Goiás, Minas Gerais, no Pará, Paraná, Rio de Janeiro, em Rondônia, São Paulo e no Tocantins. Muitos deles devem vir a Brasília para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, programada para as 15h.
Durante a tarde, ao total, 17 governadores tomam posse: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
Acompanhe o minuto a minuto da posse de governadores em todo o Brasil
- 17h51
Flávio Dino – Maranhão
O governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou hoje (1º) que as creches em construção no estado com recursos federais e cujas obras estão paradas receberão ajuda financeira para que sejam concluídas ainda em 2019. A declaração foi feita à imprensa, em coletiva concedida na Assembleia Legislativa do Maranhão, antes da cerimônia oficial de posse.
- 17h47
Paulo Câmara – Pernambuco
O governador reeleito de Pernambuco, Paulo Câmara, tomou posse, na tarde desta terça-feira (1º), pregando paz e conciliação, tanto na política quanto nas ruas. Ao lado da vice-governadora Luciana Santos, ele discursou perante os deputados estaduais e convidados, na Assembleia Estadual de Pernambuco (Alepe).
- 17h42
Renan Filho – Alagoas
O governador de Alagoas Renan Filho e o seu vice, Luciano Barbosa, foram empossados na tarde de hoje (1º) em sessão solene na Assembleia Legislativa do estado. Ao discursar, Renan Filho, que foi reeleito com 77,3% dos votos no primeiro turno, destacou a prioridade de seu governo para a solidez fiscal. “O controle de gastos será feito com uma lupa ainda mais potente para que se extraia do dinheiro público o máximo possível”, disse, acrescentado que isso será feito cortando desperdícios e privilégios.
- 17h41
Rui Costa – Bahia
Ao tomar posse hoje (1º) à tarde, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, para o segundo mandato, o governador Rui Costa (PT) disse que ao longo dos próximos quatro anos espera manter o equilíbrio entre investimentos e responsabilidade fiscal, financeira e orçamentária conseguido na sua primeira gestão como governador do estado, de 2014 a 2018. “Buscando ser um dos principais estados em investimento no país, mas não abrindo mão da responsabilidade fiscal, financeira e orçamentária”.
- 17h33
Eduardo Leite – Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB) foi empossado para ocupar o Palácio Piratini pelos próximos quatro anos em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado. Também foi oficializado o vice da chapa, Ranolfo Vieira Júnior (PTB). Veja a notícia completa!
- 17h22
Carlos Moisés – Santa Catarina
O novo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e sua vice-presidente, Daniela Cristina Reinehr (PSL), foram empossados na tarde desta terça-feira (1º), em cerimônia na sede da Assembleia Legislativa do estado, em Florianópolis. Eleitos com 2.644.179 votos, Moisés e Daniela obtiveram, no segundo turno, pouco mais de 71% dos votos válidos.
- 17H01
Rio Grande do Sul
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, saiu da Assembléia Legislativa, rumo ao Palácio do Piratini, onde tomará posse.
- 16h03
Posse Renato Casagrande, Espirito Santo
O governador Renato Casagrande e sua vice, Jacqueline Moraes, tomaram posse hoje (1º) em cerimônia na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória. O evento começou pontualmente às 14h30 e a declaração de posse foi feita pelo presidente da assembleia, deputado estadual Erick Musso (PRB).
- 15h05
Posse Eduardo Leite
- 13h32
Coronel Marcos Rocha – Rondônia
O governador eleito de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), e seu vice, José Jodan (PSL), tomaram posse esta manhã (1) no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. Ao discursar, disse que espera “fazer aquilo que é certo, sem conchavos, sem toma-lá-dá-cá, sem hipocrisia”, e prometeu cumprir os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, incluindo propostas como o enxugamento da máquina pública.
- 13h20
Helder Barbalho – Pará
O governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), e seu vice, Lúcio Vale, tomaram posse na manhã de hoje (1º), em uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa do estado (Alepa). Mais tarde, recebeu a faixa governamental em cerimônia realizada em frente ao Museu do Estado do Pará, no Palácio Lauro Sodré.
- 13h10
Posse de Jair Bolsonaro
- 11h50
Mauro Carlesse – Tocantins
Mauro Carlesse (PHS) também tomou posse para o segundo mandato como governador do Tocantins. O evento ocorreu no começo da manhã na Assembleia Legislativa do Estado.
O primeiro mandato de Carlesse, de caráter suplementar, teve início em julho de 2017 após vencer eleição em segundo turno. O pleito ocorreu após Justiça Eleitoral cassar o mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB), e de sua vice, Cláudia Lélis (PV), por acusação de arrecadação ilícita de recursos na campanha de 2014.
- 11h10
Romeu Zema – Minas Gerais
governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema, tomou posse nesta terça-feira, dia 1º, no cargo, em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado, em Belo Horizonte. Com um discurso de austeridade e propostas de mudanças, ele ressaltou o estado de falência em que Minas Gerais se encontra e disse que o espírito público deve guiar os representantes dos eleitores mineiros. Veja mais
- 11h00
Wilson Witzel – Rio de Janeiro
O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), chegou ao Palácio Tiradentes por volta das 11h00 desta terça-feira, para sua cerimônia de posse. Ao subir as escadarias do palácio, onde funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel disse a jornalistas que sua expectativa é “fazer o melhor possível” e pediu que “Deus abençoe o estado do Rio de Janeiro”.
- 10h40
Ronaldo Caiado – Goiás
O novo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e seu vice, Lincoln Tejota (Pros), foram empossados hoje (1º), em Goiânia, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Eleitos em primeiro turno com 1.773.185 votos, eles obtiveram 66,3% da preferência do eleitorado. Leia mais aqui
- 10h40
Ratinho Junior – Paraná
O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, tomou posse no cargo, na Assembleia Legislativa do estado, em Curitiba. Ele seguiu para o Palácio Iguaçu onde ocorreu a transmissão do cargo de Cida Borghetti para o governador empossado. Emocionado, em seu discurso, Ratinho agradeceu a Deus e sua família e chamou os paranaenses para trabalhar juntos por esse novo momento do estado. “Avancemos unidos paranaenses. Nosso sonho é a felicidade de cada filho dessa terra, um amanhã melhor para todos e um amanhã construído com o esforço comum”, disse, ao pedir também a colaboração dos outros Poderes do estado. Saiba mais
- 9h45
João Dória – São Paulo
O governador eleito João Doria (PSDB) e o vice-governador eleito Rodrigo Garcia (DEM) chegaram por volta das 9h40 na Assembleia legislativa de São Paulo, onde iniciaram a solenidade de posse dos cargos. Leia mais
- 9h40
Ibaneis Rocha – Distrito Federal
Após missa no Santuário Dom Bosco, em Brasília, o governador eleito do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, chegou à Câmara Legislativa, onde tomará posse. Antes, ele assiste neste momento à cerimônia de posse dos 24 deputados distritais. Em seguida será feita a transmissão de cargo em frente ao Palácio do Buriti. Será a primeira vez que o evento ocorrerá do lado de fora, em vez de ser realizado dentro do palácio. Saiba mais
° 9h20
Waldez Góes – Amapá
Waldez Góes, do PDT, e Jaime Nunes, do PROS, já tomaram posse como governador e vice-governador do Amapá. A cerimônia começou por volta de 0h30 (horário local) desta terça-feira , no auditório do Sebrae Amapá, e contou com cerca de 500 convidados.
Este é o quarto mandato de Waldez Góes a frente do estado do Amapá. Durante a cerimônia, Góes fez um balanço da última gestão e afirmou que pretende ter cautela na aplicação de recursos, dando prioridade a parcerias público-privadas para o desenvolvimento do estado.