Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agropecuária puxa superávit da balança comercial

Volume exportado de commodities em junho sobe 22,5% na comparação com o mesmo mês de 2016 e ajuda o país a registrar superávit de US$ 7 bilhões

Fonte: Appa

O superávit da balança comercial em junho foi de US$ 7 bilhões, segundo os dados do Icomex (Indicador do Comércio Exterior), divulgado nesta quarta-feira, dia 12, pela Fundação Getúlio Vargas. O volume das exportações cresceu 15,6% em relação a junho de 2016, enquanto o total importado avançou 0,9% no período. O desempenho das exportações foi puxado pelas commodities, que registraram aumento de 22,5%.

Por atividade econômica, as maiores variações no volume exportado foram da indústria extrativa (54%) e da agropecuária (24%). Na indústria de transformação, o crescimento foi de 6%, com destaque para os bens de consumo duráveis, que tiveram um aumento de 50% puxado pelo setor automotivo.

A indústria extrativa também liderou o volume importado em junho, com alta de 35%, explicada pelas compras de petróleo. O volume importado da indústria de transformação cresceu 3% na comparação com junho do ano passado.

O indicador mostrou ainda tendência de queda na importação de bens de capital, que compõem a Formação Bruta de Capital Fixo: o recuo foi de 54% ante junho de 2016. No acumulado do ano, a importação de bens de capital diminuiu 14%. “Os resultados de junho mostram queda acentuada da importação de bens de capital, 54% em relação a junho de 2016, o que sugere que a recuperação da taxa de investimento na economia ainda está muito distante”, avaliou Lia Valls Pereira, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, em nota oficial.

O crescimento da produção agropecuária puxou a compra de bens intermediários para o setor, com crescimento de 74% no acumulado do ano até junho. Já os bens intermediários utilizados na indústria de transformação tiveram aumento de 20% no acumulado do ano até junho.

Sair da versão mobile