Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Alexandre Garcia é o novo comentarista do Canal Rural

Jornalista com grande experiência na cobertura política e econômica estreia na segunda-feira, 16, e fará entradas nos principais jornais da emissora

Alexandre Garcia é o novo comentarista do Canal Rural. A estreia do jornalista na grade da emissora acontece na segunda-feira, 16, em edição especial do Rural Notícias, focada nos reflexos da política e economia na sociedade brasileira. O comentarista deve participar dos principais jornais da casa — Mercado & Companhia (12h20) e Rural Notícias (18h35) — às terças e quintas-feiras.

A contratação de Alexandre Garcia faz parte de um movimento da marca que, desde o ano de 2019, busca aproximar cada vez mais o ambiente rural do urbano. “Alexandre Garcia é um dos principais comunicadores do país, com uma história de mais de 40 anos na imprensa brasileira. Sua chegada ao Canal Rural nos ajudará a conectar os ambientes rural e urbano, traduzindo as pautas do que acontece no agronegócio e com a sociedade”, explica Julio Cargnino, presidente do Canal Rural.

A data é emblemática pois coincide com o aniversário de 44 anos da chegada de Garcia à Brasília, de onde fará suas entradas ao vivo. “Vamos falar sobre o que acontece em Brasília, o que acontece no Brasil, sempre com interesse no mercado agropecuário, responsável por colocar a comida na mesa e pela divisa na nossa balança comercial”, enfatiza o comentarista.

Alexandre Garcia e Júlio Cargnino
Alexandre Garcia junto ao presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino. Foto: Canal Rural

Grande experiência

Gaúcho de Cachoeira do Sul, Garcia se formou em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ele começou a trabalhar com jornalismo em uma sucursal do Jornal do Brasil, em Porto Alegre (RS). No periódico, ele começou a escrever sobre economia e se especializou na cobertura da Bolsa de Valores.

O jornalista já atuou como correspondente internacional e cobriu as Guerras do Líbano, das Malvinas, de Angola e da Namíbia. Em 1983, foi trabalhar na sucursal da TV Manchete, na capital federal.

Garcia entrou para a Globo em 1988. Foi repórter especial do Jornal Nacional, Jornal Hoje e Jornal da Globo, diretor de jornalismo de Brasília, comentarista político e apresentador. Ele cobriu a posse de Fernando Collor na Presidência, a decretação do Plano Brasil Novo, o processo de impeachment de Collor, a implementação do Plano Real e as eleições de Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998. Desligou-se da emissora em dezembro de 2018.

Sair da versão mobile