Nesta segunda-feira, 8, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, determinou a anulação de todas as decisões tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) nas ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação do comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia, a decisão do ministro representa, na verdade, um fardo para o ex-presidente.
- Em meio à pandemia, governo não cortará subsídios do agro, diz Alexandre Garcia
- Alexandre Garcia: dólar e petróleo internacional terão menos influência sobre preço dos combustíveis
“Para o Lula é a hora da verdade; ele terá que enfrentar Bolsonaro. Essa decisão é um fardo que Fachin coloca em seu colo. Ele não vai poder recusar essa candidatura”, diz Garcia.
Ainda na avaliação do comentarista, com a possível volta de Lula, a disputa das eleições pode ganhar um novo cenário. “O João Doria e Sérgio Moro estão fora da disputa com lula no páreo. Já o Guilherme Boulos e Ciro Gomes ou formam uma frente para aderir ao Lula, vão rachar a esquerda. Isso é um problema para eles”, afirma.
Alexandre Garcia ainda critica a decisão do ministro do supremo e diz que a medida decreta o fim da operação Lava Jato. “É o tiro mortal na Lava Jato que simbolizou a luta contra a corrupção gigantesca e institucionalizada de uma determinada época no Brasil”, finaliza.