Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alta do dólar aumenta custos de produção de ovos caipiras em Minas Gerais

Moeda norte-americana eleva preço de soja e milho, principais ingredientes da ração de poedeiras

Produção de ovos caipiras em Minas Gerais é afetada pela alta do dólar. Produtores do estado estão preocupados com o impacto que a elevação da cotação da moeda americana tem causado no preço de milho e soja, principais ingredientes da alimentação das galinhas poedeiras.

Wildomar José de Oliveira vende sua produção de ovos caipiras no varejo por R$ 6 a dúzia, o dobro do que é pago pelo produto convencional. Sua margem de lucro costumava ser de 20% por unidade, mas a alta do dólar elevou o custo da ração da granja. Segundo ele, o milho teve aumento de 63% nos últimos meses e o farelo de soja, 40%.

– Eu gasto em dólar. Milho, farelo de soja, nutrientes, embalagem, eu gasto tudo em dólar e vendo em real. Nossa situação está complicada. É preciso que tenha alguma coisa diferente para dar condição para o pequeno produtor –, afirma o produtor.

Segundo Oliveira, toda a produção da granja está comprometida com o mercado local. 

– Vendo para redes de supermercado e para quem quer um produto de qualidade –, diz ele.

Manejo

A produção de ovos caipiras, as aves são criadas soltas e pastam em piquetes. O manejo sanitário também difere do sistema convencional, utilizando-se folha de bananeira para o combate a vermes.

– É isso que dá o sabor e a consistência da carne, a coloração amarelada dos ovos –, afirma o médico veterinário Giovane Tonelli.

A produção de alimentos de origem animal precisa ter a certificação dos órgãos de fiscalização. Em Minas Gerais, esse trabalho é realizado pelas prefeituras dos municípios ou pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

– No caso de uma granja, a sala de classificação de ovos deve ser separada da sala de embalagem, com paredes azulejadas e piso impermeabilizado, o que facilita a higiene, garante a qualidade dos produtos e também segurança alimentar –, diz Tonelli. 

Sair da versão mobile