O que surgiu com ares de piada virou a pura realidade nos Estados Unidos. Deputados do Texas aprovaram na última semana a caça de javalis com balões de ar quente. Isso mesmo! Nada de cenários paradisíacos e vistas incríveis. O objetivo será exterminar o animal, que é considerado uma praga na região.
Estima-se que, por ano, os javalis causam um prejuízo de mais R$ 120 milhões no Texas todos os anos. E a população não para de crescer.
Em 2011, o comissário de agricultura do estado liberou a caça com helicóptero. A tática, no entanto, ficou longe de ser uma solução. Além de cara, a técnica é perigosa e só rendeu vídeos mirabolantes. Assim, os balões seriam mais estáveis.
Diversos produtores tiveram as lavouras devastadas no estado norte-americano. Há quem consiga caçar entre 20 e 40 animais por semana. E a expectativa é que o verão seja ainda mais complicado e com mais incidências.
Uma das principais preocupações dos texanos é a adaptação dos javalis. Adaptáveis a diversos ambientes, alguns já começam a aparecer em Dallas, capital do estado.