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A rodovia BA-459, o Anel da Soja, entrou em obras nesta quarta, dia 3, depois de 10 anos sem manutenção. O trecho é um dos principais corredores viários para o escoamento da produção agrícola do oeste da Bahia. Pela rodovia passam, principalmente, soja, milho, feijão e algodão.
Em nota, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) diz que a obra inclui a pavimentação de 25 quilômetros e a revitalização de outros 20 quilômetros, por meio de operação tapa-buraco, além de serviços de limpeza de acostamento (roçagem) e reposição da sinalização horizontal e vertical (pintura no solo e placas). O trabalho é uma parceria da Aiba com o governo do estado.
Os produtores arcarão com R$ 2 milhões, por meio do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro) – fundo criado pelos produtores rurais e que é destinado a obras de infraestrutura e logística, e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) outros R$ 5 milhões.
“Criamos um fundo para ajudar o governo na recuperação das estradas, pois estamos cientes da crise que o país atravessa, inviabilizando o estado de resolver tudo, ainda mais na Bahia, que tem extensão territorial imensa e uma das maiores malhas viárias do país”, disse o presidente da Aiba e do Prodeagro, Júlio Cézar Busato.
A entidade diz que o Anel da Soja registra um tráfego intenso de veículos de carga, com fluxo diário de cerca de 1.018 veículos pesados, conforme dados oficiais da Superintendência de Infraestrutura de Transporte (SIT).