Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Apicultura cresce como opção de rentabilidade no DF

Mel, considerado uma fonte saudável de alimento, começa a trazer lucro para as pequenas propriedades

Fonte: MDA/Divulgação

Países mais desenvolvidos já utilizam a abelha como um instrumento de produção agrícola. No Brasil, agricultores também estão aderindo à atividade e os resultados têm aparecido na melhoria da qualidade de vida e de renda. A expectativa do setor é que em 2017 o mel produzido por agricultores do Distrito Federal (DF) incremente o lanche de estudantes da rede pública, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

De acordo com o extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) Névio Guimarães, o produto é uma fonte saudável de alimento, indicado para aumento da imunidade e controle da obesidade. Para o campo, uma forma de rentabilidade adicional. “O agricultor que tem abelhas na produção de hortaliças chega a dobrar a produtividade em função das polinizações. Isso é uma visão de futuro”, afirma.

Fator favorável

As características da região ajudam. O clima tropical e seco de Brasília é um ambiente favorável para as abelhas africanizadas, as apis mellifera, produzirem mel de qualidade. Por conta dessa facilidade, a capital já recebeu prêmios de melhor mel do país, como o 1º lugar no Mel Cristalizado, no XI Congresso Brasileiro de Apicultura, em 1996.

O apicultor vencedor foi o Guaracy Telles dos Santos, 52 anos, presidente da Associação de Produtores Rurais e Artesanatos de Planaltina (Rurart). Há 33 anos nessa área, Guaracy atende o setor alimentício com produtos como própolis e pólen. Ao todo, Guaracy reúne 300 caixas de abelhas nas duas propriedades do DF, em Sobradinho e Planaltina. Vende cerca de 500 quilos por mês para padarias, mercados, feiras e pontos de agricultura orgânica. No fim do mês, 80% da renda mensal vem da produção apícola. 

Tempo de mel

O período de produção das abelhas é de abril a novembro. A média de produção do mel no DF chega a 15 quilos por caixa ao ano e, geralmente, o agricultor familiar possui cinco caixotes na propriedade. Com o quilo do mel a R$40, o apicultor consegue faturar R$3 mil ao fim do mês.

Para criar abelhas é fundamental conhecer o inseto. O produtor não pode ser alérgico ao veneno e precisa montar o local de cultura a uma distância de 500 metros de residências e de locais com animais domésticos. Além disso, tem que ter um pasto apícola cultivado de flores, usar vestimentas adequadas e um aparelho de fumigação, pois a fumaça é uma forma de acalmar e afugentar as abelhas, de acordo com Guaracy.

Sair da versão mobile